Curiosidade! Vestido branco de noiva

Curiosidade! Vestido branco de noiva

 

→ Qual é a origem da tradição do vestido branco para noivas?

Apesar de o branco ser associado à pureza, inocência e até castidade, acredita-se que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento está relacionada a outros fatores culturais, como o casamento de três rainhas e a cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte.

A coroação de Napoleão Bonaparte, em 1804, popularizou o uso do branco, já que o recém-intitulado imperador francês e sua esposa, Josefina, mandaram confeccionar trajes brancos bordados com fios de ouro para a cerimônia, que também foi marcada pela oficialização da união do casal.

vestido de noiva é um dos itens mais emblemáticos do casamento e, apesar de o branco ser uma escolha praticamente unânime no Brasil, a cor não é adotada desde sempre. Há alguns séculos, muitas noivas vestiam-se de vermelho, dourado, verde e, inclusive, preto. Isso porque a cor do vestido não era determinante nessa época, mas, sim, sua beleza e luxo, que tinham o intuito de enaltecer as posses das famílias, já que o matrimônio era fruto de contratos comerciais.

Essas diferentes cores continuam sendo adotadas em países como a Indonésia, onde as noivas optam por vestidos coloridos e bordados; Peru, cuja tradição na capital é vestir vermelho e preto; Paquistão, onde os tons escuros, como vermelho, rosa ou roxo, têm mais força; Índia, cuja veste tradicional é a Grega Choli, normalmente na cor vermelha; Itália, onde acreditam que o verde traz sorte e riqueza; entre outros. Todavia, na maioria dos países, o branco segue como a cor preferida.

 

fonte: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-noiva-se-casa-branco.htm 

fotos: jurandir mendes